ATENÇÃO, LINDHAS: POST GIGANTE! Mas vale a pena ler!

Um dos maiores custos de um casamento é o tão sonhado vestido de noiva. Por isso, muitas noivas estão optando em comprar seus vestidos dos famosos sites baratérrimos da China. Mas será que compensa?

Antes de ler o post, quero deixar claro alguns pontos para que ninguém me interprete mal ou faça mal uso das informações que vou compartilhar aqui:

  • Tudo que eu escrever aqui é minha opinião pessoal, baseado na minha experiência, na de pessoas próximas e de muitas pesquisa;
  • Eu não quero te convencer nem que sim, nem que não. Leia tudo e tire suas próprias conclusões;

Depois de ler esse post, leia sobre outras maneiras de economizar no vestido de noiva e sobre compra de vestido de noiva dos EUA. Veja também outras posts sobre como economizar no seu casamento!

 

Minha experiência pessoal

Não, amores.. eu não comprei meu vestido de noiva da China. Mas passei perto!

Eu, super sem experiência no assunto, sem ter pesquisado o suficiente e somente tendo escutado que a tia da vizinha da prima da filha da Fulana tinha comprado um vestido de noiva da China e tinha dado suuuper certo, resolvi comprar um vestido de noiva da China também. E me achando o máximo por ter encontrado a solução mágica que quase ninguém tinha enxergado ainda.

Pesquisando na internet, encontrei o site Izidress. Fiquei encantada com a variedade de vestidos de noiva. As fotos eram maravilhosas e existiam vestidos de todos os modelos possíveis! Lógico que encontrei vários que me agradaram e escolhi um. Tava decidido! Fiz o pedido, finalizei, só faltava pagar.

No dia seguinte fui visitar a minha amigooooona e madrinha, que tinha acabado de casar. Fui mostrar pra ela a maravilha que eu tinha encontrado e, quando mostrei a foto do vestido, na hora ela disse: “Ué, mas esse vestido é da Rosa Clará! Inclusive, é exatamente essa a foto que tem no site deles. Eu vi esse vestido!”

Pausa pra observação: que pessoa normal bate o olho em um único vestido de noiva e já sabe qual é a grife dele? hahahaha… quais as chances??!

Mas continuando… entramos no site da Rosa Clará e, de fato, ela estava certa. Tava lá a mesma foto, a mesma modelo, o mesmo vestido de noiva. Tinha alguma coisa errada, porque aquela loja não era uma revendedora autorizada.

Foi aí que o alerta ligou! Pesquisando mais a fundo, vi que isso é uma prática comum entre esses sites: usar fotos de vestidos de noiva de sites de estilistas e grifes famosas sem a devida autorização, fazendo os clientes acreditarem que aquelas fotos são do produto real que irão receber. Mas, na maioria das vezes, o que se recebe é uma imitação barata… e ruim!

Sobre esse site que estou citando, depois ainda encontrei essa página do facebook chamado “Izidress victims” ou, em português, “vítimas do Izidress”. Lá existem vários relatos mostrando o que pediram e o que receberam, como esse aqui, por exemplo:

casos negativos de comprar de vestido de noiva na china

Caso negativo de compra de vestido de noiva da China – Fonte: Página “Izidress Victims” do Facebook

Veja… pode ser que, se eu tivesse comprado, tivesse chegado algo lindo. Mas pode ser que não. Eu não usei aquela ironia toda no início pra dizer que quase fiz uma besteira. Só estou me chamando de mula por não ter pesquisado o suficiente antes de quase pagar o pedido.

Mas, independente da qualidade do produto, uma coisa é fato: eles não tem autorização para exibir as fotos dos vestidos de noiva de estilistas e grifes, e o fazem! Isso já mostra uma conduta não muito ética…

No final das contas, me aprofundei nas pesquisas e acabei não comprando o bendito vestido de noiva da China por diversos motivos. Uma das coisas que muitos relatavam era o prazo de entrega demorado, e o fato de eu não morar no Brasil estava atrapalhando demais.

 

Questões éticas

Recentemente, em outubro de 2014, uma brasileira do Distrito Federal recebeu, junto com a sua encomenda de um site da China, um papelzinho com um pedido de ajuda (leia aqui a matéria). “Sou escravo, me ajude”, dizia o papel. E basta pesquisar na internet pra saber que esse não foi o primeiro e nem o segundo caso no mundo.

Não é de hoje que ouvimos que países como a China possuem mão de obra escrava ou praticamente escrava, que trabalham e vivem em condições sub-humanas. Mas receber ou saber que alguém recebeu um bilhete desses ainda assim é um tanto chocante, né?

Não sejamos hipócritas: muito do que consumimos vem da China. Portanto, é bem provável que indiretamente e sem saber, estejamos contribuindo com tudo isso. Mas acredito que devemos evitar quando podemos e temos conhecimento. Se você se sente extremamente injustiçada por não ganhar o devido reconhecimento de seu chefe e um aumento no final do ano, imagine como aquelas pessoas se sentem…

Achar que vai, por exemplo, comprar esse vestido da foto abaixo por 84 dólares e acreditar que vai receber algo de qualidade e que todos os envolvidos no processo de produção vão receber um valor minimamente digno é realmente muita ingenuidade! Esse valor não paga nem o tecido! Ou você vai receber uma porcaria, ou tem trabalho escravo envolvido, ou os dois – o que é mais provável!

comprar vestido de noiva da china

Vale a pena comprar vestido de noiva da china?

A minha intenção é somente fazê-las refletir. Eu tenho a minha opinião sobre isso e você deve avaliar e ter a sua própria!

 

Experiências positivas

Muitas pessoas relatam experiências positivas em compras de vestido de noiva da China:

  • No site do Casando Sem Grana, a Gabriela Gasparin contou a experiência dela, que deu muito certo. Clique aqui para ler o que ela contou. Nesse outro post aqui tem algumas fotos do vestido de noiva dela. Ela comprou pelo site Milanoo.
  • A Amanda postou a experiência dela no blog Troquei meu guarda-roupa na China. Leia aqui o que ela achou e veja também fotos do vestido. Ela comprou pelo site JJs House.
  • A Carol Moraes contou a experiência dela para o blog da Gabi Chanas. Leia aqui o depoimento. Ela comprou pelo site DHGate.
  • Uma grande amiga minha comprou seu vestido pelo AliExpress e ficou satisfeita. Na realidade, ela queria um segundo vestido para trocar. Ela comentou que, por ser um segundo vestido, estava bom, mas que a diferença de qualidade entre o vestido principal e o comprado da China era gritante.

 

Experiências negativas

 

Impostos na alfândega e outros custos

Para saber o valor real que você vai gastar no seu vestido de noiva da China, não esqueça de incluir os seguintes custos:

  • Frete
  • IOF: Imposto sobre Operações Financeiras, e é de 6,38% para compras com cartões de crédito.
  • Taxa da Receita Federal: a Receita Federal pode taxar em 60% do valor total (produto+frete). A Receita Federal pode também questionar o valor declarado e aumentá-lo. Caso isso aconteça, você pode recorrer na Agência do Correio aonde se encontra o pacote. Mas atenção: pode ser que você não seja taxado. Você receberá uma notificação para ir retirar o produto, caso seja cobrada a taxa. Senão, receberá o produto em casa normalmente.
  • ICMS, que varia de estado para estado. Em SP, por exemplo, é de 18%. Nessa tabela tem os valores por estado atualizados para 2015.

Várias dicas e informações desse tópico foram tiradas do blog Troquei meu guarda-roupa na China.

 

Dicas

Caso você decida comprar seu vestido de noiva da China, algumas dicas são valiosas:

  • Considere que o prazo de entrega é longo, então compre com antecedência;
  • Considere uma antecedência maior ainda, caso precise ajustar ou alterar algo;
  • Tenha sempre um plano B, caso chegue algo horrível que você odeie;
  • Pesquise MUITO sobre o site que você pretende fechar a compra, procure pessoas que já tiveram experiência com esse site. Entre em contato com elas e troque figurinhas;
  • Em sites que reúnem vários vendedores, como o AliExpress e o DHGate, procure vendedores com muitas qualificações positivas (não adianta ter 100% de avaliações positivas e só 10 avaliações).

 

Conclusão

Depois de tanto blá blá blá, vamos às conclusões:

1. Não confie em sites que usam fotos de vestidos de noiva roubadas de grifes e estilistas

Isso já mostra uma postura nem um pouco ética. Para saber se as fotos são autênticas, você tem duas formas de tentar descobrir:

  • Fotos de modelos asiáticas com os vestidos de noiva são mais prováveis de serem autênticas
  • Baixe a foto do site e pesquise a imagem no Google Imagens, como na foto abaixo. Se for de alguma grife, provavelmente vai aparecer o site da grife entre os primeiros 10 resultados. Veja como fazer isso:

pesquisar vestido de noiva china

 

2. Pense bem antes de comprar um vestido de noiva absurdamente barato

Talvez muita gente esteja sofrendo pra você poder economizar

3. Não esqueça que existem outros custos envolvidos

Para saber qual será sua real economia, não esqueça de considerar as taxas e impostos, além do frete.

4. Seja esperta

Pesquise casos de sucesso, procure informações sobre a loja, compre com antecedência e sempre tenha um plano B

5. Considere outras opções para economizar no vestido de noiva

Leia esse post sobre maneiras de economizar com o vestido de noiva!!!!

 

Espero que tenha ajudado e adiantado um pouco nas pesquisas de vocês sobre o assunto!

Fiquem sempre ligadas nas novidades do blog 🙂

Um grande beijo!!

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!