Bom dia noivitas!

Hoje acordei super inspirada a refletir! Então quero fazer uma reflexão sobre a participação dos padrinhos no casamento, especialmente em um casamento simples.

12 - Imagem post



Ando percebendo que a importância dada aos padrinhos de casamento atualmente é bem maior do que se era dado há algum tempo atrás.

Antigamente era muito mais comum ver casamentos com muito mais convidados e padrinhos. Igrejas enormes com uma dezena de casais de padrinhos de cada lado. É claro que isso existe até hoje e talvez seja até ainda a maioria dos casos. Mas o fato é que o casamento simples e intimista é tendência e está cada vez mais frequente. E com a redução do número de convidados, os padrinhos de casamento passam a ser pessoas realmente próximas, que fazem parte da vida do casal.

Minha humilde opinião é que isso faz o total sentido! Ó porque:

 

1 – Você faz se sentir especial quem é especial

Com menos padrinhos de casamento, você dá destaque de verdade pra eles. Eles realmente se sentem especiais;

 

2 – Você pode contar com a ajuda deles pros preparativos

Você vai precisar de companhia pra ver vestido.. vai precisar de amigas que conversem com você incansavelmente sobre qual vai ser a cor da forminha de doce que vai ficar no cantinho direito da mesa do bolo, do lado do vaso de flores do campo…

Quando a gente tá planejando nosso casamento, nossa cabeça gira em torno disso nas horas vagas e até nas não-vagas! Tipo seu chefe te perguntando cadê o relatório que você tinha que ter entregado e você responde pra ele que vai verificar com a cerimonialista. É tenso!

Aí quando suas amigas vêm conversar com você sobre a briga com o namorado ou os planos pros finais de semana, você só tem vontade de encerrar logo o assunto e discutir a cor da tal forminha. Pois é, você precisa de gente que te compreenda e tenha boa vontade e interesse pra se envolver nessas conversas com você. Nada melhor do que madrinhas selecionadas a dedo!

Além disso, para as aventureiras como eu, que decidem economizar o máximo possível num casamento simples, poder fazer uma reunião no final de semana com as madrinhas pra pintar garrafas enquanto botam a fofoca em dia faz a maior diferença! Fora as correrias de última hora, que você sempre precisa de gente ponta firme pra socorrer!

 

3 – Dá pra aumentar a participação deles na cerimônia e festa

Já que você selecionou a dedo os padrinhos de casamento, uma boa ideia é deixá-los ainda mais especiais, aumentando a participação deles durante a cerimônia e festa. Mas isso é um assunto bem longo, e eu fiz um post só pra falar disso! Leia ele aqui!

 

4 – Fica bem mais fácil caso você queira padronizar alguma coisa, como as cores dos vestidos das madrinhas ou das gravatas dos padrinhos

Gente, eu simplesmente AMO aquele estilo americano das madrinhas com o mesmo estilo e/ou cor de vestido. No meu casamento foi assim (veja aqui as fotos do meu casamento)! No começo eu achei que ia ser um parto conseguir fazer todas concordarem com isso, mas foi muito muito muito mais simples do que eu imaginava! Mesmo as madrinhas do lado do meu marido eram muito amigas minhas, porque eram da família dele (que eu me dou super bem), ou esposa de um super amigo nosso, que já acabou virando uma super amiga nossa também.

Eu sugeri a cor, elas concordaram na hora e mesmo cada uma morando em uma cidade, deu muito certo!

 

5 – Dá pra criar um presente bem criativo

Isso definitivamente não quer dizer que você precisa gastar muito dinheiro. Uma lembrancinha com uma mensagem especial vale muito mais do que vinhos e taças de cristal, pode acreditar! E segue a ideia de um casamento simples!

Como a quantidade de padrinhos não é grande, logo seu custo vai ser menor. E você também pode se dedicar a você mesma fazer os presentes! Imagina fazer presente pra 59 padrinhos…

 

6 – Não se preocupe se alguém vai ficar chateado por não ter sido padrinho

Quando você opta por um casamento simples, ou um mini wedding, com poucos convidados, isso significa (e todo mundo que está lá percebe) que você foi seletivo na sua lista de convidados. (Aliás, se quiser, leia esse post pra te ajudar a cortar convidados da lista).

Então, qualquer ser razoável com bom senso já vai ter percebido que ele é especial simplesmente por estar participando daquele momento. Meu casamento teve 71 convidados (incluindo os padrinhos) e 6 casais de padrinhos de casamento, e depois da festa MUITA gente veio me agradecer por ter sido convidado pra participar de um momento tão íntimo.

Além disso, todos vão entender que os padrinhos foram somente pessoas bem próximas, como irmãos e amigos de muitos anos.

Uma outra ideia legal, caso você queira fazer uma cerimônia fora da igreja, aonde você tem mais controle sobre o texto da cerimônia, é convidar casais que representem grupos. No momento da cerimônia, o celebrante pode dizer que aqueles casais estão representando os grupos de amigos/ família de todos os convidados.

No meu casamento eu não pensei exatamente nisso, mas acabou sendo dessa forma. Eu tinha um casal de amigos da faculdade (e portanto, representando a galera da facul), um casal de amigos do colégio, um casal da minha família, um casal da família do meu marido, e por aí vai… Em certo momento da cerimônia, minha sogra, que estava celebrando (oh yes, querida, minha cerimônia foi loka), disse essas palavras: “Sintam-se todos representados pelos padrinhos que aqui se encontram e que por livre e espontânea pressão, gostariam de homenagear o Bruno e a Ju.”

Se você ficou curiosa, nesse post AQUI tem uma explicação sobre cerimônias diferentes e nesse outro AQUI tem o texto completo da minha cerimônia.

 

Tá, mas quantos padrinhos eu convido?

É lógico que não existe um número correto! Isso é você e o futuro maridão que vão ter que decidir juntos. Mas, se eu puder dar uma sugestão, eu diria que, tratando-se de um casamento simples, 1 a 4 casais de padrinhos de cada lado. Um casal pode parecer pouco, mas se você estiver planejando uma festa de 15 – 20 pessoas, faz sentido, certo?

Como exemplo, o meu teve 71 convidados e 3 casais de padrinhos de cada lado.

 

E por hoje, c’est fini! Porque eu sou chique e meu francês é mara!

Vejam aqui outras ideias criativas para casamento!

Obrigada por acompanharem o blog! O que acharam? Deixem comentários que eu adoro! 😉

Bjokas

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!