Olá amores!

O assunto de hoje é delicado! Na maioria dos casamentos e, principalmente tratando-se de um casamento simples ou mini wedding, na hora de fazer a lista de convidados, os noivos soooofrem pra escolher quem fica e quem sai da lista.

Mas não é por menos… casar é muito caroooo!! Principalmente no Brasil, vamos combinar.

Mas aqueles que querem um casamento simples e intimista ou são reles mortais que precisam economizar, a primeira coisa a se fazer é cortar aquela gordurinha da lista de convidados. Duro decidir quem fica e quem sai né? Então continue lendo que nós vamos ajudar!

Como fazer um casamento simples: cortar convidados da lista de casamento

Como fazer um casamento simples: cortar convidados da lista de casamento



Pra começar: por que cortar convidados da lista de casamento?

Se você não está, digamos assim, substituindo o papel higiênico por notas de cem, é bem provável que você esteja buscando maneiras de conseguir um casamento simples e barato. Infelizmente, nesse momento, a gente acaba abrindo mão de algumas coisinhas que desejamos para que a festa caiba no bolso.

Apesar de alguns custos serem fixos, o número de convidados impacta diretamente no custo. Quanto mais gente na festa, mais comidas e bebidas serão necessárias. O bolo deverá ser maior, mais convites precisam ser impressos, mais lembrancinhas, bem-casados, mesas e cadeiras alugadas, e por aí vai…

Pensar dessa forma nos faz questionar se vale a pena abrir mão de alguns sonhos para que pessoas sem muita importância estejam presentes. E é aí que entra a frase mais célebre que eu escutei quando estava exatamente com esse mesmo problema. Essa frase proferida pela minha ilustre madrinha acabou com todas as minhas dúvidas! E aí vai ela:

” Esse povo aí conhece o Bruno? Eles te ligaram pra dar parabéns quando seus filhos nasceram? Ficaram felizes quando você foram morar juntos?

Ué, já ficaram de fora de tantos momentos importantes da sua vida. Fiquem de mais um “

Fala sério, frase sensacional..! hahahahaha

Pois bem, você pode não ter filhos ou ainda não morar junto com o futuro maridão. Mas personalize pro seu caso! Se pergunte:

  • Eles te parabenizaram quando você ficou noiva?
  • Quando você passou no vestibular, demonstraram alguma felicidade pela sua conquista?
  • Quando você terminou a faculdade, te ligaram ou mandaram um parabéns?
  • Quando você arrumou teu primeiro emprego, eles pelo menos ficaram sabendo?
  • Eles mantiveram algum contato nos últimos anos, mesmo que seja pela internet?
  • O mais importante: eles conhecem e tem um mínimo de amizade com seu noivo?

Se você respondeu não pra todas essas perguntas, a resposta é curta e grossa: Ficaram fora de momentos tão importantes! Fiquem de mais um. (adoro)

 

Mas eu não consigo cortar porque…

É, eu sei:” minha sogra quer que eu convide tal pessoa”; “não dá pra eu convidar uma tia e não convidar a outra”; “minha avó vai ficar chateada se eu não chamar tal pessoa”.. e por aí vai!

Então, aí vão alguns conselhos:

Se seus pais ou seus sogros te pediram pra convidar algumas pessoas:

Se eles estiverem contribuindo financeiramente com o casamento, acho justo que eles possam pedir a presença de uma ou outra pessoa, sem abusos. Se eles te derem os bem casados e quiserem que você chame os 25 primos da irmã da sua tia-avó, melhor sentar e conversar.

Tudo se resolve com uma conversa. Tente explicar que, por mais que eles estejam colaborando financeiramente, vocês gostariam de algo íntimo. Diga que vocês não querem se expôr muito, preferem um casamento simples, trata-se mais de um estilo do que realmente de economia (aham, oh yeah!).

Se você acha chato ou sua avó for ficar chateada se você convidar uma tia e não convidar a outra

Nesse caso, eu ainda acho que vale o que eu falei lá em cima: o quanto essa outra tia faz parte da sua vida?

Se uma tia está sempre em contato com você e a outra só lembra que você existe nas raras festas da família, por que você tem que convidá-la?

Aí vai mais um pensamento precioso:

Hoje em dia a pessoa não fala com você, vocês não tem praticamente nenhum contato. Você não convida ela pro seu casamento. Aí pra se vingar, o que ela faz?! Não fala mais com você! UAU! O que mudou?

Sério, gente… se a pessoa já não fala com você há anos, que diferença vai fazer se você não convidá-la?

Se a sua avó for ficar chateada, tente conversar e explicar. Mostre o seu orçamento e faça as contas com ela. Explique que uma pessoa a mais implica em X reais a mais de custo, e você infelizmente não tem esse dinheiro. Mostre os números!

Pra te servir de inspiração (ou não)

Li nessa matéria aqui da Marie Claire a notícia sobre uma noiva que publicou no facebook quais foram os critérios que ela usou para não convidar determinadas pessoas. O legal é que ela postou isso exatamente na mesma semana que estava enviando os convites. Ou seja, quem não recebesse o convite naquela mesma semana já podia procurar em qual(is) dos sete motivos ele se encaixava. Tá curiosa? Seguem os motivos dela:

1. Se eu já te convidei toda vez que faço uma reunião e você nunca apareceu;

2. Se você é só um colega de trabalho e nós nunca saímos fora dele;

3. Se eu compareci a coisa que você me convidou e você nunca apareceu ou sequer respondeu a meus convites;

4. Se eu só saí com você em um grupo, mas nós não somos próximos;

5. Se em algum momento você falou alguma m… sobre mim, você definitivamente não será convidado;

6. Se você provavelmente viria só pela comida e a bebida e realmente não tem nenhum outro interesse além disso;

7. Se você se casou e eu pensei que éramos amigos mas você não me convidou.”

Lista dos motivos de não convidar algumas pessoas - Casamento simples

Lista dos motivos pelos quais a noiva não convidou algumas pessoas – Casamento simples. Fonte: reprodução Facebook

Ela tem toda razão, mas também não precisa postar no face.. rsrs!

 

Conclusão

Meu casamento teve 71 convidados. Foi difícil sim cortar pessoas, é um problema que todos os noivas e noivas passam ou vão passar em breve.

Felizmente nossos familiares não fizeram (muita) pressão pra convidar algumas pessoas. Mas mesmo quando tive pressão, resisti.

Convide quem for importante e quem faça questão de estar lá com vocês. É isso, meninas!

Busque sempre outras formas de economizar no casamento. Aqui tem várias dicas!

Espero que eu tenha ajudado!

Bjokas!

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!