Falaí minhas noivitas! Blz??

Hoje vim solucionar o problema dos casais que não tem fotos legais pra usar no Save The Date!

Muitos casais fazem, além do ensaio comum pré-casamento, um ensaio de fotos pro Save The Date. Se você tiver uma graninha pra investir nisso dentro do seu orçamento, eu super recomendo, porque tudo que é feito com bons profissionais especializados tem um resultado bom. Além disso, dá pra colocar várias ideias legais e originais em prática.

Porém, se você não tem essa graninha disponível, não é por isso que você vai deixar de fazer um Save The Date lindo, né?!

Esse post é pra quem não tem fotos legais. Se você já tem fotos boas mas não sabe ou quer ideias de como montar o save the date, leia como fazer um save the date com fotos.

OK, então vamos lá!

Obs: o post tá gigante porque tá mais explicado do que se eu tivesse desenhando aí do seu lado, então não desanime e vá até o fim!

 

Você vai precisar:

  • Um mínimo conhecimento de informática que te permita arrumar um corel draw baixando na internet. Não desista por causa disso, o resultado vai ficar bom e não é difícil de encontrar!
  • Power Point (opcional) – todo computador tem, certo?!
  • Talvez precise daquele programa blaster máster difícil de mexer, o Paint.

 

Como fazer:

Passo 1 – A foto de vocês

Tire uma foto bem legal com o seu noivo sem se preocupar com a paisagem. Dicas pro resultado ficar melhor:

  • O ideal é que seja num fundo branco, como uma parede qualquer da sua casa, mas se não for, não tem problema;
  • Não precisa ser uma máquina top, mas use a maior resolução possível da máquina que você tiver;
  • Tire uma foto se beijando, ou olhando um pro outro, olhando pro além, dando risada, enfim.. Algo natural, e preferencialmente não olhando pra câmera;
  • Tire a foto em um local bem iluminado, seja por luz natural ou artificial;
  • A primeira foto não vai ficar boa. Nem a segunda. Nem a terceira…. Então coloca no modo de disparo contínuo da câmera, e vai rindo, beijando, sorrindo, olhando… certamente alguma vai ficar legal;
  • Melhor se for de corpo inteiro ou pelo menos boa parte dele;
  • Evite usar roupas brancas e muito claras, parecidas com a cor do fundo. Você vai entender melhor o porquê mais pra frente…;
  • Pode ser que você já tenha uma foto do tipo “vocês dois se beijando no bar”. Vocês dois saíram ótimos na foto, mas nem rola colocar o bar no save the date. Você pode usá-la, desde que esteja com uma resolução boa.

 

Para exemplificar, eu peguei uma foto do Pixabay.com, que é um site com um banco de imagens para baixar, e boa parte delas são gratuitas e livre de direitos autorais. Escolhi essa aqui:

love-519804_1920

Eu sei que a foto toda já tá legal, mas vamos supor que não esteja, tá? Vamos supor que o fundo esteja uma porcaria.

 

 

Passo 2 – Achar o cenário ideal

Essa é a parte mágica! Fica super legal você escolher um cenário que tenha a ver com a sua festa! Por exemplo: se você vai casar na praia, ache uma imagem bem legal de uma praia linda. Se for casar no campo, ache um campo gramado… e por aí vai.. De novo, eu usei o Pixabay, e escolhi esse campo:

field-of-poppies-50588_1280

Mas tem um milhão de formas de achar imagens legais na internet, e você certamente já sabe como. Escolha a paisagem e salve no seu computador.

 

Passo 3 – Colocar vocês lá

 

Blz, chegou a parte high tech da brincadeira.

Você precisa ter instalado o pacote Corel completo, que inclui o Corel Photo Paint. Foi provavelmente o que você fez, mas se você não tem certeza, você já vai descobrir na hora que der errado. Aí você instala o completo, ok?

Bora lá: Abre o Corel Draw, seleciona “New Document”. Vai em File > Import. Vai abrir a caixinha pra escolher o arquivo, você põe a foto sua com o futuro maridão.

save the date casamento - 1

Você escolher qualquer local do arquivo para inseri-la. Em seguida, clica com o botão direito do mouse em cima da foto e seleciona “Edit Bitmap”.

save the date casamento - 2

Agora é a hora de você descobrir se instalou tudo ou não. Se tiver dado certo, vai abrir automaticamente o Corel Photo Paint pra você editar a imagem. Do lado esquerdo tem algumas ferramentas, você clica no retângulo pontilhado e seleciona “Magic Wand Mask”.

save the date casamento - 3

Aí, segurando o SHIFT, você começa a selecionar todo o fundo da foto. Se você estiver usando uma foto com o fundo praticamente todo da mesma cor, como uma parede por exemplo, vai ser muito simples e rápido. Vai ficando tudo pontilhado o que você já tiver selecionado, igual na foto abaixo.

Quando você terminar de selecionar tudo, você precisa inverter. Afinal, você selecionou o fundo, e na verdade você quer selecionar vocês dois. Vai em Mask > Invert.

save the date casamento - 5

 

 

 

Sucesso, clica em “Finish Editing”, do lado direito ali em cima! Ele vai perguntar se você quer salvar, você coloca SIM. Feche o Corel Photo Paint e volte pro Corel Draw.

E aí, tcharaaaan! O fundo saiu!

save the date casamento - 6

Simples, né? Vamos combinar!

 

Aqui que você talvez precise colocar suas habilidades do paint em ação. Pode ser, dependendo da foto, que não dê pra tirar algum detalhe. Aí você exporta o arquivo como imagem (eu ensinei como fazer isso um pouco mais pra baixo, no final), abre a imagem no paint, usa a super borracha pros acertos finais, salva e importa ela de volta pro Corel. Ai você vai ter que tirar o fundo de novo do mesmo jeito que a gente fez lá em cima. Gente, quero deixar claro que certamente tem um jeito de fazer tudo isso no Corel, mas eu não sou especialista no assunto, tô só te ajudando a criar uma foto legal do jeito que eu sei, ok?

A partir desse ponto, se você preferir continuar pelo Power Point porque provavelmente você tem mais noção de como mexer nele do que no Corel Draw, caso queira fazer outras alterações, é só clicar aqui que eu fiz o tutorial usando o Power Point.

Se você quiser continuar usando o Corel: você vai em File > Import de novo. Insere a sua paisagem. Ela vai acabar ficando por cima da foto de vocês, então é só clicar com o botão direito em cima dela e mandar ela pra trás em Order > To back of page.

save the date casamento - 7

 

Caso precise cortar a paisagem, use a ferramenta de corte. Selecione a área que você quer manter, e depois aperte o Enter. Pra continuar mexendo nas fotos, mudando de lugar, aumentando de tamanho pra ajustar, selecione a ferramenta “flechinha branca ali em cima da ferramenta de corte”.

save the date casamento - 8

 

Quando já estiver tudo do jeito que você quer, vai em File > Export.

save the date casamento - 9

 

Vai abrir uma outra janelinha pra confirmar que você quer salvar em formato jpg. Você aperta OK. Depois, você pode salvar seu arquivo do Corel mesmo pra poder mexer se quiser fazer uma alteração.

save the date casamento - 10

 

E é isso, meninas! Agora você tem uma foto super legal e dentro do tema do seu casamento pra usar no seu save the date!

Essa técnica você também pode usar pra fazer o convite ou outras papelarias da festa.

 

Mas vamos ao que interessa ($$$$)

Quanto custou: R$ 0,00

Quanto eu economizei: Se você fosse considerar um ensaio com fotógrafo somente para isso, creio que custaria cerca de R$ 600.

ATENÇÃO: é ÓBVIO que uma foto editada por um leigo jamais vai se comparar ao serviço de um profissional, que além de ter um resultado muito melhor, vai te entregar muitas fotos. Como eu sempre digo e é a base desse site: nossa intenção não é evitar que você contrate profissionais, e sim que você possa economizar contratando o que te for prioritário e economizando aonde é possível. Se você quer fazer um casamento barato mas fazer esse ensaio for prioritário pra você, ótimo! Faça o ensaio e economize em outros pontos. Na nossa seção de DIY e Casamento barato, tá cheio de ideias pra você poupar uma grana!

 

Gente, isso foi só uma demonstração, dá pra ficar mais bem feito.

Agora, tem a outra parte do tutorial, que mostra como criar um save the date caso você já tenha uma ou mais fotos pra fazê-lo, ok? Clique AQUI para ler.

Lá na seção de DIY tem outros tutoriais de como fazer outros tipos de save the date, caso vocês queiram algo diferente.

 

Espero que tenha ajudado!!

Beijooooooooooooooo

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!