Bom dia, queridinhas!

Essa dúvida – sobre contratar ou não uma assessoria de casamento – sempre vêm à mente das noivas econômicas. Eu mesma tive essa dúvida durante o planejamento do meu casamento.

Porém, essa questão não tem uma resposta absoluta. Como já dizia Einstein, tudo é relativo! 😛

Mas por que eu estou dizendo isso?

Aqui no blog a gente fala muito sobre casamento simples, realmente simples.

O mercado como um todo tem uma certa dificuldade de entender o que é um casamento simples de verdade! Até o termo “mini wedding“, que em português seria “mini-casamento”, já é tratado por aí como um casamento de porte médio, para 80 convidados e incluindo até algumas extravagâncias.

Coitada das noivas que querem um pequeno micro mini wedding, fica difícil de encontrar informação…

Quando a gente busca pela internet sobre essa questão de contratar ou não a assessoria de casamento, geralmente nos deparamos com a ditadura do “sim, você deve contratar”! Mas caaaalma… vamos avaliar outros pontos:

Você pretende se casar em casa? No salão de festas do seu prédio? Numa pequena chácara alugada? No maior buffet da cidade?

Quantas pessoas terão seu casamento? Vinte? Trinta? Cento e cinquenta?

Pois bem, tudo é relativo. E a questão “vale a pena contratar uma assessoria de casamento” não é diferente. Antes de tomar essa decisão, que terá um impacto sobre o seu orçamento, defina como será seu casamento. Dependendo, vale a pena sim. Dependendo, não vale.

Então eu te pergunto: como você quer o seu casamento? Qual é o seu orçamento?

casamento

Quando não vale a pena contratar assessoria de casamento?

Sendo bem objetiva, NA MINHA OPINIÃO, não vale a pena contratar assessoria de casamento quando você está planejando um pequeno micro mini wedding:

  • Vocês tem tempo e planejamento para organizar tudo com antecedência, e se “tudo” não for tanta coisa assim;
  • Terá até cerca de 40 convidados, e a maioria familiares e amigos bem próximos, aonde todos vão entender que se trata de algo bem íntimo;
  • A limpeza dos banheiros e do local não será uma preocupação;
  • Não terá buffet contratado;
  • Não terão muitos fornecedores;
  • Não terão muitos acontecimentos durante o desenrolar do casamento, como entrada da banda, início do jantar, etc.

De qualquer forma, eu aconselho você a pedir pra alguém da família ou amigo fazer o papel da assessoria no dia. Vou escrever um post dando mais informações, ok?

 

Quando vale a pena contratar somente assessoria de casamento para o dia?

Existe sempre uma opção intermediária e, portanto, com custo intermediário. Quando vale a pena contratar assessoria somente para o dia do casamento:

  • O seu casamento será de um porte um pouco maior;
  • Você tiver tempo para planejar todo o casamento com antecedência, paciência, dedicação e organização;
  • Você só tiver acesso ao local do festa algumas horas antes – e nesse momento você vai estar se arrumando, então não pode ficar controlando tudo o que estiver acontecendo;
  •  Terão alguns fornecedores contratados, mas com os quais você já teve bastante contato;
  • Existirá uma sequência que deverá ser seguida: brindes, jantar, DJ, etc.

Por mais que vocês planejem tudo que irá acontecer, acreditem: vai dar errado. É muita coisa na cabeça e muito nervosismo. Você vai se esquecer de detalhes e depois, ficará se remoendo por isso. Alguém focado no que precisa ser feito, com um check-list na mão, é essencial se o seu casamento tiver as características acima.

Como eu comentei no início do post, eu estava na dúvida se valeria a pena contratar uma cerimonialista. No final das contas, acabei não contratando, nem pro dia. Mas posso dizer que me arrependo disso. Vou escrever um post sobre isso daqui a uns dias, contando pra vocês tooooda a saga!

 

Quando vale a pena contratar assessoria de casamento completa?

Existem casos em que a assessoria é inevitável:

  • Seu casamento será de médio a grande porte (eu diria acima de 120 pessoas);
  • Existem muitos fornecedores a serem contratados: a assessoria de casamento já tem contatos de confiança que não te deixarão na mão e pode conseguir preços mais interessantes pelas parcerias que possui;
  • Existirá uma sequência que deverá ser seguida: brindes, jantar, DJ/banda, etc.
  • Você não tem tempo suficiente para planejar tudo sozinha.

 

Conclusão

Não há como negar: contratar uma assessoria de casamento, se você tiver esse dinheiro pra investir, é a melhor opção. Ela alivia o estresse do planejamento, está sempre por dentro de tendências, já tem bons contatos com fornecedores confiáveis e pode conseguir um valor mais acessível com eles, por já serem parceiros de longa data. Além, é claro, de garantir que tudo saia perfeito e como planejado no dia.

Porém, muitas vezes contratar uma cerimonialista para um casamento de 2o pessoas no quintal de sua casa pode ser um canhão pra matar uma formiga. Principalmente porque, se você está optando por algo desse tipo, é porque está com a grana curta e quer economizar no casamento.

Caso seu casamento seja de porte médio ou grande, envolver muitos convidados e fornecedores, não hesite em contratar uma cerimonialista, ao menos para o dia. Caso não tenha tempo para a organização, ou se seu casamento requerer muito planejamento e detalhes, contrate a assessoria completa.

Tudo se resume a: como vai ser seu casamento? Qual é o seu orçamento?

Ajudei?

Beijos!!!

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!