Olá, queridas noivetes!!

Hoje o assunto é importante: como conservar o vestido de noiva!

Sim, eu sei: muitas meninas optam por alugar ou até por comprar e depois vender o vestido após o casamento. Mas existe aquela parcela – como eu – que comprou e não conseguiu desapegar!

como conservar o vestido de noiva

Como eu já disse em vários outros posts aqui do blog, casamentos simples e econômicos são uma tendência. Juntando isso ao fato de que os casamentos estão cada vez mais recheados de detalhes intimistas e pessoais, acredito que usar o vestido de noiva da mamãe pode ser uma ideia que vai voltar a moda! Quem sabe não vale a pena guardar o vestido pra filhota usar, né?!

Seja qual for o motivo que te fez guardar o vestido, o ideal é que ele fique lindo e maravilhoso por muitos anos, certo?? Então vamos ao que interessa: como conservar seu vestido de noiva!

Mas antes, leve em consideração que cada tecido demanda um cuidado diferente. Por isso, vale a pena conversar com o fornecedor do vestido para saber suas recomendações. O que vou passar são cuidados básicos que servem para a maioria dos vestidos, tcherto!?

No dia seguinte

Provavelmente você vai dar uma escapadinha pra curtir a lua de mel com o maridão, ou pelo menos vai estar muito cansada pra pensar no vestido logo após a festa. Sendo assim, é bom deixar alguém responsável pelo vestido no dia seguinte!

Por mais que sua recepção tenha sido comportadinha e você não tenha se jogado na pista pra dançar Anitta, seu vestido vai estar sujo (pelo menos a barra). O ideal é levar o vestido a uma lavanderia, que vai fazer uma limpeza profissional. Sério, não arrisque não lavar, achando que o vestido não está sujo! Pode ser que não pareça estar sujo agora, mas com o tempo as manchas irão se tornar mais aparentes.

Como guardar o vestido de noiva

Vamos seguir alguns princípios básicos: vestido de noiva não gosta de luz, de umidade e nem de locais abafados, onde não haja renovação do ar. Sabendo disso, vamos às dicas:

Nada de plástico!

Provavelmente o vestido vai chegar da lavanderia em um plástico. Mas como o ideal é que o tecido possa “respirar” para evitar a formação de bolor, vamos tirar do plástico e achar outra forma de protegê-lo!

O que usar para envolver e proteger o vestido de noiva?

O ideal é usar material sintético, pois eles não degradam. Uma capa de TNT (tecido-não-tecido) é muito mais adequado do que envolver o vestido em algodão, por exemplo. As chances de o algodão amarelar e acabar afetando o vestido são muito maiores!

Sobre a cor, o TNT de cor escura mantém o vestido ainda mais protegido da luz!

E depois, onde guardar?

Aqui você tem duas opções e, como eu disse lá em cima, vai depender do tecido e da estrutura do seu vestido. Você pode pendurar ou dobrar e armazenar em um local apropriado.

Se o seu vestido for bem estruturado e suscetível a vincos e deformação, pendurar pode ser uma boa opção. Mas, colega, NUNCA pela alça ou manga. Só pendure se o seu vestido tiver aquelas alcinhas internas de tecido próprias para pendurá-lo. Pendurar pelas mangas pode danificar a renda e os bordados.

Caso você opte por dobrar e guardar – acho que é a melhor opção na maioria dos casos -, você precisa tomar alguns cuidados:

  • Tenha um cuidado redobrado para que partes diferentes do vestido, com pérolas ou bordados, não se encostem, evitando assim que se enrosquem e acabem estragando. Se precisar, use TNT, papel de seda branco ou até mesmo lenços de papel para separar uma região da outra quando for dobrar, evitando que se encostem.
  • Tente não deixar o vestido prensado dentro de uma caixa, para evitar a formação de vincos. Alguns tecidos, como o tafetá, são mais estruturados, e podem ficar com marcas difíceis de tirar. Além disso, é geralmente nessas dobras que manchas aparecem com mais facilidade.
  • Tirar o vestido do saco plástico para que possa ficar arejado e depois colocar dentro de uma caixa de plástico vedada me parece meio estúpido, apesar de muita gente recomendar isso. Eu consideraria deixar em uma prateleira ou gaveta, mas nem todo mundo tem esse espaço sobrando no armário. — Mas aí vai uma sugestão: coloque dentro de uma caixa de plástico ou papelão mas não use a tampa própria da caixa. Corte um pedaço de TNT maior do que a tampa, cubra a caixa e prenda ao redor com barbante ou elástico grande, substituindo a tampa. Dessa forma, o tecido pode continuar ‘respirando”.

Esporadicamente…

De vez em quando, tire o vestido lindo maravilhoso do armário para arejar e verificar se estão surgindo manchas. Talvez valha a pena mandar pra lavanderia esporadicamente, quando você achar que há necessidade!

Li sobre o papel de seda azul…

Então, tem esse papo de envolver o vestido no papel de seda azul, que evita o amarelamento. Mas eu acho isso meio arriscado. O papel de seda, ao longo dos anos, pode acabar manchando o vestido. Eu não arriscaria!

 

Beijos, lindas! Compartilhem aí nos comentários suas experiências com o assunto!!

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!