Oiii queridas noivas de plantão!

Estou muito feliz em anunciar pra vocês que a partir de hoje vou começar uma nova série de posts no blog: “Casamento em casa”!

Eu tinha pensado em fazer um post sobre casamento em casa, mas percebi que não é o suficiente.. Acho que é um assunto abrangente demais pra resumir poucas dicas em um só post.

Acho que muitas noivas que acessam o blog procuram informações para fazer um casamento em casa! É uma opção linda! Eu, particularmente, acho um encanto casamentos em casa!! Então decidi fazer uma série todinha só pra esse assunto!

Claro que, quando eu digo “casamento em casa”, não vale só para casamento na sua própria casa. Se a sua ideia é pedir a casa emprestada pra alguém, alugar uma casa, alugar uma chácara ou qualquer lugar mais íntimo, as dicas também se encaixam!

casamento em casa

Casamento em casa. Fonte: http://www.intimateweddings.com/



Então, meus amores… vamos começar?!

Hoje, sendo o primeiro post da série “Casamento em Casa“, eu vou começar citando as vantagens dessa opção de casamento.

Então bora lá:

  • Economia

Quando eu falo que a economia é uma das vantagens de se fazer um casamento em casa, eu tenho que realçar que é uma POSSÍVEL vantagem. Claro, porque se você se empolgar, você pode até gastar mais do que se você fosse fazer um casamento num mega salão. Cada dia surge algo novo pra esse maravilhoso mundo dos casamentos, e juntando isso à imaginação fértil de uma noiva em período de planejamento de casamento, os custos podem ir pra estratosfera. É realmente incrível o que a mente humana pode inventar pra torrar uma grana a mais.

Portanto, se a sua ideia for economizar, não engane a si mesma dizendo “ahh vou gastar um pouquinho mais do que o planejado aqui porque eu economizei no salão, né! Haha, que esperta que eu sou!”. Não, querida. Pensando assim você não vai economizar nada, só vai deixar de gastar aqui pra gastar ali.

  • Romântico e intimista

Como eu sempre falo aqui no blog, casamentos simples e intimistas são uma tendência. E dão um ar de romantismo incrível. Se esse é seu estilo (e deve ser, senão você não estaria lendo isso), um casamento em casa é uma excelente opção!

Um casamento em casa necessariamente tem a sua cara. Já tá personalizado pra você!

Todos os convidados vão se sentir super especiais por serem os escolhidos pra dividir esse momento tão precioso e íntimo com vocês. É completamente diferente de ser mais um dentre os 300 convidados de um casamento comum.

  • Montagem da festa no tempo que precisar

Talvez você seja adepta do DIY e queira botar a mão na massa na hora de montar e decorar seu casamento. Não há forma mais conveniente de fazer isso do que organizando seu casamento em casa.

Você pode começar a pensar na melhor disposição dos móveis com meses de antecedência e fazer vários testes. Pode pensar em qual mesa vai colocar o bolo e em qual vai colocar as lembrancinhas. Pode começar a fazer efetivamente a decoração final duas semanas antes do casamento, analisando cada detalhezinho.

E se, depois de montar quase tudo, você perceber que ficou faltando alguma coisa? Que aquela mesa ficou meio vazia e sem graça? Que aquela parede poderia ter alguma coisa decorando? Aí dá tempo de pintar mais garrafas e preparar um mural de fotos! Não é ótimo!?

Acho essa uma das maiores vantagens do casamento em casa: você tem como visualizar como tudo vai ficar com a antecedência que você quiser. Então dificilmente algo vai ficar fora do planejado por falta de tempo ou simplesmente porque você imaginou que ficaria diferente…

  • Ótima desculpa para cortar convidados não tão especiais

“Caramba, nem sabia que Fulano tinha casado…” – “Ah, casou. Mas foi um casamento simples na casa dele.”.

Pronto. Que colega de escritório ou conhecido que não te vê há anos vai ficar chateado por não ter sido convidado para um casamento em casa, simples, aonde é ÓBVIO para qualquer pessoa com bom senso que só envolvia amigos muito íntimos e familiares?

Dá pra se livrar fácil da pressão da tia que quer que você convide todos os seus 73 primos de décimo oitavo grau com seus respectivos cônjuges e namorados(as) porque “ah, é da família, né. É chato não convidar”. “Mas pô, tia… vai ser um casamento em casa pra 40 pessoas. Não cabe. E eles não são tão próximos assim”.

Pronto, problema resolvido! Leia sobre como cortar convidados da lista de casamento nesse outro post. 🙂

  • Meu casamento, minhas regras!

Geralmente os locais de aluguel para casamentos tem regras. Ok, normal. Mas às vezes alguns apelam. Alguns fecham pacotes nos quais você só pode contratar a comida deles, os fotógrafos deles, o decorador deles. Se você for expor fotos do ensaio pré-casamento como decoração do salão, só se tiverem sido feitas com o fotógrafo deles. Sim, é verdade. Conheço casos e acho um absurdo. Muitas vezes o barato sai caro, pois os serviços que você é obrigada a contratar para ter acesso a um preço especial do pacote nem sempre agradam.

Mas, fazendo um casamento em casa:

  1. Começa a hora que você quiser e acaba a hora que você quiser, sem precisar pagar hora extra
  2. Você contrata quem você bem entender, e somente se VOCÊ achar necessário
  3. A decoração vai ter o seu dedinho em cada detalhe, nem que seja pra mostrar pro decorador aonde colocar cada coisinha
  4. Você é quem manda, meu chapa! As regras são suas! Uhuuuu \o/  \o/  \o/
  • Você vai marcar uma era

Sim, seu casamento vai ficar pra história. Todos esperam aquele padrão: igreja – salão – valsa – jantar – música – fim.

Mas, de repente, eles chegam na sua casa. Já tem uma musiquinha tocando e os pais dos noivos recepcionando as pessoas, num clima bem informal. Alguém já oferece um suquinho e mostra a mesa de frutas lá no jardim. Sem formalismos, as pessoas interagem desde os primeiros instantes, como se tivessem conseguido reunir os amigos mais queridos pra um evento espetacular. Então elas encontram fotos delas com vocês no mural ou uma lembrancinha com o nome delas escrito. Se sentem especiais. E vocês, tendo muito menos obrigações a cumprir – como acontece em casamentos comuns: mil fotos pra tirar, 200 mesas pra cumprimentar – vão poder curtir realmente aquele momento e dar atenção pros seus convidados. Sucesso!!

  • Inove na cerimônia

Se casar na igreja ou no templo não for uma prioridade pra você, crie uma cerimônia intimista! Deixe seu casamento em casa ainda mais marcante! Eu já escrevi sobre cerimônias personalizadas e também já postei o texto completo da minha cerimônia pra te ajudar a planejar a sua.

Imagine que gracinha a sua cerimônia ao ar livre, no seu quintal. E caso você não tenha um gramado, não tem problema!! Você pode fazer a cerimônia em uma varanda ou até mesmo no chão de piso frio ou cimento, basta jogar folhagens e decorar com vasos de flores plantadas! Vai dar o mesmo ar romântico, pode ter certeza.

  • Inove ainda mais

Um casamento em casa permite criar e inventar muito mais! Mas vamos deixar esse assunto pra outro post!

Conclusão

Ainda ficaram muitas dúvidas, né?

Sim, amores.. esse post foi só uma introdução para os muitos posts da série “Casamento em Casa” que virão pela frente! Vamos abordar tudo sobre o assunto: estrutura, decoração, entretenimento, cerimônia, vestido… e muito mais!

Atualização: já escrevi um post sobre como montar sua estrutura para um casamento em casa!

Veja também outros posts sobre organização e planejamento!

Fique ligada no blog!!! Adoro suas visitas!

Deixe um comentário! 🙂

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!