Bom diaaaaaaaaa, noivas caseiras!

Para as desavisadas, há três semanas atrás eu comecei uma série de posts chamada “Casamento em Casa”. Nela, estou detalhando tudinho que você vai precisar pensar para organizar o seu casamento lindo e intimista no seu lar! 😉

Eu comecei falando sobre as vantagens desse estilo de casamento, e depois já escrevi dois posts sobre a estrutura que você precisa montar (leia aqui: Parte 1 e Parte 2).

Esse será o último post sobre estrutura, mas não o último da série! Ainda vamos falar sobre decoração, cerimônia, cardápio e muito mais!! É só acompanharem o blog, ok?

Então, bora lá?!

 

O que nós já discutimos mesmo?

Nos últimos dois posts sobre estrutura, eu já falei sobre todos os ambientes que você precisa ter e como montá-los e organizá-los!

 

O que mais eu preciso pensar?

Maravilha, já temos todos os ambientes pensados. Mas, mesmo assim, ainda tem alguns pontos relacionados à estrutura que precisam ser planejados! Olha aí:

Banheiro

  • Considere um banheiro para cada 20 a 25 pessoas. Se precisar usar banheiros que ficam em áreas mais internas da casa, deixe-os reservados para as mulheres.
  • Acima de 30 pessoas no total, separe um banheiro para mulheres e outros para homens. Compre ou faça plaquinhas para as portas dos banheiros, como as das fotos abaixo!
  • Decore o banheiro!
  • Faça um kit banheiro com itens básicos! É algo barato mas que faz a diferença.
  • Deixe alguém encarregado da limpeza dos banheiros.
plaquinha banheiro casamento

Opções de plaquinhas para banheiros no seu casamento em casa. Imagem: www.elo7.com.br / www.parasemprecinderela.com



 

Estacionamento

Como seu casamento vai ser em casa, é provável que não sejam muitos convidados. Então faça uma listinha dos convidados que virão de carro e contabilize quantos carros serão no total.

Tem espaço em frente à casa para que todos estacionem perto, sem atrapalhar os vizinho e sem ter que andar muito?

Se não tiver, aí vão algumas opções para resolver seu problema:

  • Organize caronas

Já que são todos bem íntimos de vocês, organize caronas entre os familiares e amigos que moram perto um do outro.

O único inconveniente dessa ideia é de que o dono do carro resolve que horas todo mundo vai embora. Ás vezes quem está de carona quer ficar mais, mas tem que ir. Ou a pessoa está se sentindo mal e precisa ir embora, mas o dono do carro quer esperar o sol nascer.

Se for organizar caronas, que seja somente entre pessoas bem próximas e que esteja tudo bem conversado quanto ao horário de chegar e de ir embora

  • Contrate um vallet/manobrista

Dá uma pesquisadinha no preço dessa opção. Pode ser que valha a pena e que seja a única saída.

  • Contrate vans

Caso seus convidados morem relativamente perto um dos outros ou consigam se reunir em um ou dois locais diferentes, é uma opção contratar algumas vans para buscá-los.

No meu casamento, eu contratei e foi a melhor coisa que eu fiz. Isso porque o local era de difícil acesso, então a van garantiu que ninguém se perdesse e que todos pudessem beber e voltar tranquilos, sem se preocupar!

Isolar o ambiente

Deixe bem claro qual é o espaço que está destinado pro seu casamento em casa.

Tranque todas as portas de ambientes que não serão utilizados. Se você tem um corredor para acesso aos quartos e não tem uma porta para trancar, coloque uma cômoda, um vaso de planta ou qualquer outro móvel ou objeto para indicar que dali não é pra passar.

 

Vizinhos

Dependendo do horário da festa, é bom avisar os vizinhos o que vai rolar por ali. Vai que tem um chato na vizinhança que vai reclamar e acabar com a graça, bem no dia do seu casamento! Melhor prevenir…

 

Limpeza

Contrate duas ou três pessoas (dependendo do porte da sua festa) para ficarem responsáveis pela limpeza dos banheiros e de toda a área comum. Combine que elas irão ficar também após o término da festa para limpar e organizar a casa.

Caso você não tenha pessoas de confiança, você pode pedir indicações ao buffet contratado (caso você tenha contratado) ou contatar uma empresa de serviços de limpeza.

 

Iluminação

Se for de dia, não é uma preocupação. Mas caso seja de noite, pense na iluminação ideal para cada ambiente: cerimônia, baladinha, área externa.

Uma opção legal que também funciona como decoração para áreas externas são os cordões de lâmpadas. Bem fácil de fazer!

Cordões de luz para áreas externas.

Cordões de luz para áreas externas. Imagem por www.vestidadenoiva.com/

 

Preserve seus objetos de valor

Objetos de decoração e móveis pequenos (como cadeiras, por exemplo) que não fazem parte da decoração do casamento? Vai tudo pro quarto de portas trancadas!!

 

Cozinha

Tenha certeza de que a sua cozinha tem capacidade suficiente para preparar o que você está planejando.

Se você tiver contratado um buffet, veja direitinho com eles o que você precisa ter. Vai que chega na hora e faltou aquele item essencial e agora-não-dá-mais-pra-fazer-a-comida-aiiiii-socorro!

 

Falei demais, como sempre!

Bjos, até o próximo post!

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!