Boa noite, minhas amigas!!

Vim continuar a minha série “Casamento em casa”!

No último post eu comecei a falar sobre como estruturar a sua casa para receber bem os convidados e fazer do seu casamento em casa um sucesso!

Pra quem não leu os outros posts da série “Casamento em casa”, eu comecei falando sobre as vantagens dessa linda opção e depois iniciei um post falando sobre a estrutura necessária.

Lógico que, como eu falo demais da conta e gosto de detalhar tudo, o primeiro post sobre estrutura para um casamento em casa ficou gigante e eu não consegui terminar tudo que temos que abordar sobre o assunto!

Então, lhes pergunto, queridas: bora continuar!!??

Recapitulando a divisão de ambiente…

No último post, já vimos que precisaremos, no mínimo, dos seguintes ambientes para organizar um casamento em casa:

1 – Ambiente para colocar a mesa do bolo, aonde ficará a principal parte da decoração

2 – Ambiente para recepcionar os convidados

Esses dois eu já detalhei no primeiro post sobre o assunto. Então, pra saber como e aonde organizá-los, leia-o!

Mas eu disse também que, dependendo do porte e do que você está planejando, talvez você precise de:

3. Ambiente para a cerimônia

4. Ambiente para servir a comida

5. Ambiente para pista de dança e entretenimento

6. Lounge

7. Ambiente para as crianças

Então esse post será para detalhar esses outros ambientes para você fazer um lindíssimo casamento em casa!!!



Então, vamos lá! Como estruturá-los?

Um a um:

Ambiente para a cerimônia

Isso é caso você queira fazer não só sua festa, como também a sua cerimônia de casamento em casa (a-do-roooooooo)! Aproveite e leia sobre cerimônias diferentes e personalizadas e veja o texto completo da minha cerimônia.

Não tem como negar que um local ao ar livre é o ambiente mais encantador pra uma cerimônia de casamento. Então, caso você tenha esse espaço disponível, não tenha dúvidas: opte por ele!

“Ahh, mas meu quintal é tão feio…”

Minha amiga, relaxa! A luz do sol se encarrega de embelezar a sua cerimônia! As fotos vão ficar maravilhosas porque o fundo fica desfocado mesmo, e a luz natural deixa a foto encantadora!

Além disso, com a decoração certa, não importa como é o seu quintal, vai ficar um chuchu! Acredite em mim, eu vou falar sobre a decoração nos próximos posts.

Mas ATENÇÃO: tenha sempre um plano B no caso de chuva e tente não casar em meses muito chuvosos!!

Caso você não tenha um espaço ao ar livre, você vai ter que escolher um outro ambiente pra fazer isso. Como você já provavelmente vai usar a sala de jantar pra mesa do bolo e a sala de estar pra acomodar os convidados, você vai precisar ter um outro ambiente na sua casa pra montar a cerimônia.

Uma sugestão é fazer um esquema circular, montando as cadeiras para formar um círculo ou meio círculo em volta do local aonde você e o noivo vão ficar de pé.

Separei algumas fotos pra inspirar vocês!!!

Ambiente para servir a comida

Você vai precisar desse ambiente dependendo do que você está planejando pra comida.

(Tá na minha lista fazer um post sobre cardápio para um casamento em casa).

Atenção: você só não vai precisar de um ambiente para servir a comida se contratar garçons para servirem tudo: bebidas, comida, acompanhamentos, etc.

Porém, se você quer algo mais simples, você pode colocar uma mesa para que todos se sirvam. Ou então, colocar uma mesa para que as pessoas peguem a comida e contratar garçons somente para as bebidas e para ajudar com o bolo no final.

Então, já pense onde você vai colocar a sua mesa de comida. Perto dos convidados, hem!

Se não tiver uma, é melhor alugar! 🙂

Ambiente para pista de dança e entretenimento

Se eu fosse fazer o meu casamento em casa, acho que eu até dispensaria o ambiente da mesa do bolo pra poder ter um espaço pra dançar… 😛

Ok, zueiras a parte, quem é festeira como eu e tem amigos e familiares tão empolgados quanto, realmente precisa de um espaço pra farra.

Precisa de um canto que você possa retirar todos os móveis pra não ter perigo de nada quebrar. Pode ser na área externa também, se você tiver mais espaço por lá! Só evite em áreas gramadas pra não virar lama.

Se quiser investir um pouco, contrate um DJ e luzes pra animar a pista!

Lounge

O lounge é, digamos assim, um supérfluo.

Você pode oferecer os próprios sofás da sua sala de estar (caso não esteja usando-a pra nada) ou colocar alguns móveis próprios ou alugados – sofás, poltronas, mesinhas – na área externa da casa.

A ideia é montar um lugar aconchegante pro pessoal poder bater papo enquanto toma alguma coisa e curte o clima. 🙂

Ambiente para crianças

Caso você tenha muitas crianças na lista de convidados, amiga, é melhor ter certeza de que elas vão ficar entretidas com algo bem mais interessante do que quebrar seus vasos ou ficar brincando de passar embaixo da mesa de vidro que tá o bolo.

Ainda mais se tratando de um casamento em casa, aonde o espaço da criançada é limitado, o excesso de energia delas pode fazer muitos pais decidirem ir embora bem mais cedo do que você gostaria.

Sinceramente, o custo de aluguel de brinquedos para crianças ou contratação de um monitor pra promover brincadeiras é tão baixo comparado com o custo total de um casamento, que eu me atreveria a dizer que é o melhor investimento, com a melhor relação custo/benefício que você pode fazer pro seu casamento em casa. Aliás, não só pro seu casamento em casa, mas pra qualquer casamento que tenha muitas crianças na lista de convidados.

Dependendo da idade da criançada, você pode esvaziar um quarto e alugar um “espaço bebê”, que geralmente já vem com monitores pra tomar conta. As mães vão ficar tranquilíssimas porque as suas fofuras estão bem cuidadas lá no quarto com a monitora, e elas podem ir lá verificar como andam as coisas a qualquer momento.

Se a criançada for mais velha, você pode contratar monitores pra promover brincadeiras ou até mesmo, se você tiver um bom espaço externo disponível, alugar brinquedos infláveis, piscinas de bolinha e cama elástica.

Isso é fácil, fácil de encontrar! Só procurar por aluguel de brinquedos para festas infantis na sua cidade pelo Google. #fikadika

Ainda tem mais um post pra sair sobre estrutura pro seu casamento em casa, ok?

E só acompanhar o blog e se cadastrar na lista VIP pra sempre receber as novidades:

 

Até mais!!

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!