Olá fofas!

Como eu disse no meu outro post do início da semana, eu comecei uma série de posts sobre casamento em casa.

Aí eu achei a ideia tão legal que eu quis inventar um logo pra ela. Olha aí:

Logo série Casamento em casa

Logo da série “Casamento em Casa”. Adaptação de vetores do Freepik: esse e esse.

Ok, ok. Eu não sou nenhuma designer profissional. Mas curti o resultado! 😛



Mas foco, Julita! Voltemos ao que interessa: como fazer um casamento em casa!

No último post sobre o assunto, eu falei sobre as vantagens desse lindo estilo de casamento simples! Se você é uma adepta dessa ideia de fazer seu casamento em casa, essa série de posts é pra você!

E o tema de hoje é… (momentos de suspense, que eu adoro):

Montar a estrutura

Exato!! Vamos pensar na estrutura para receber a galera na sua casa!

Mas, antes de começarmos a parte prática de como montar a estrutura para fazer seu casamento em casa, eu quero dizer algo a vocês!

Existem vários motivos pelos quais os noivos optam por fazer um casamento em casa: pode ser falta de grana, pode ser porque simplesmente curtem esse estilo e querem algo bem íntimo, pode ser porque não curtem festa mas também não querem deixar passar em branco… enfim! Cada um tem a sua motivação!

De qualquer forma, o casamento é um momento único na sua vida (bom, pelo menos é o que a gente espera). Você está celebrando uma nova fase que está por vir!

Sendo assim, não queremos que ninguém menospreze o seu casamento somente porque ele será simples. E para que as pessoas não o menosprezem, as primeiras pessoas a não desvalorizá-lo devem ser você e o seu noivo.

O que eu estou tentando dizer com isso?

Primeiro, que você não saia falando pros seus convidados: “Vou te convidar pro meu casamento, mas vai ser só uma coisinha pequena lá em casa”. Parece que você está convidando e já se justificando. Fale: “Vou celebrar meu casamento e só quero pessoas queridas do meu lado. Então resolvi fazer uma coisa íntima na minha própria casa e você é uma dessas pessoas”.

Segundo, que você não desista de alguns sonhos por isso. Não ache que o seu casamento, por estar sendo feito na sua casa, não seja digno disso e daquilo. Você quer enviar o save the date? Quer fazer um site pro seu casamento? Quer colocar um bolo de três andares? Quer estourar champanhe? Quer contratar um decorador? Quer contratar um DJ e dançar até o sol raiar? Então faça tudo isso! Jamais passe uma vontade tremenda que vai te incomodar pro resto da vida simplesmente porque você achou que seu casamento não era digno daquilo por ser um casamento em casa.

Mas atenção, queridas: use isso com moderação e bom senso. Não adianta também querer colocar um vestido gigante rodado, que só vai caber você dentro da sala e os convidados vão ter que esperar lá fora a cerimônia acabar.

Ok, dito isso, vamos voltar ao assunto (de novo)…

Agora sim, a estrutura!

Vamos lá, tópico por tópico!

  • Divisão de ambientes

É bem difícil te dar uma receitinha de bolo, pois uma casa é diferente da outra. Mas eu vou tentar!

Você vai precisar basicamente de dois ambientes para seu casamento em casa:

1. Ambiente para colocar a mesa do bolo

2. Ambiente para acomodar os convidados

Dependendo do que você está planejando, você também pode precisar de:

3. Ambiente para a cerimônia

4. Ambiente para servir a comida

5. Ambiente para pista de dança e entretenimento

6. Lounge

7. Ambiente para as crianças

Vou detalhar cada ambiente:

Ambiente para colocar a mesa do bolo

O ideal é que a mesa do bolo fique bem próxima ao local por onde as pessoas vão entrar, pois é nela que fica a principal parte da decoração.

Você provavelmente tem uma sala de jantar na sua casa, e eu recomendo fortemente que você use esse ambiente e essa mesa como mesa do bolo, mesmo que ela seja quadrada ou redonda.

Mesas de bolo redondas

Mesmo quando a mesa de jantar for redonda ou quadrada, é possível usá-la como mesa do bolo. Imagens por: prendadinha.wordpress.com / mundodastribos.com / snippetandink.com

A parede de fundo da mesa do bolo é muito importante, porque ela vai influenciar muito nas fotos. Então não adianta investir na decoração e deixar uma porta lá atrás da mesa. Escolha uma parede lisa, retire todos os quadros e aproxime a mesa da parede, deixando um espaço atrás pra vocês poderem fazer um brinde e tirar as fotos.

Outra opção é colocar numa parede da varanda ou janela que tenha uma cortina lisa e neutra que você possa fechar (persianas não, por favor!!!!).

Retire todas as cadeiras e guarde-as em algum quarto que você vai deixar trancado.

Ambiente para acomodar os convidados

Bem, esse ponto é mais complicado, pois vai depender da quantidade de convidados que você tem.

Acho que é meio óbvio, mas não custa falar: tenha certeza que você tem espaço suficiente pra acomodar todos que você pretende convidar. Se você não tiver, considere cortar seus convidados (leia aqui como) ou escolher um espaço maior.

Recepcionar as pessoas na sua própria sala de estar é uma opção. Porém, funciona somente para casamentos em casa realmente pequenos, para 10 – 15 pessoas, onde o clima é de uma reunião familiar, e não de uma festa de casamento.

Eu, particularmente, acho melhor você montar algo mais próprio pra ocasião, se sua casa permitir.

Quando você recebe as pessoas na sua casa e elas são recepcionadas nos sofás da sua sala de estar, você acaba tendo um pouco a obrigação de “fazer sala”, o que nem sempre é possível num casamento, mesmo se tratando de um casamento em casa. Você vai querer tirar algumas fotos e ajeitar algumas coisinhas de última hora, e vai acabar ficando preocupada com aquelas pessoas sentadas no sofá olhando pro teto e esperando alguma coisa acontecer.

O ideal, então, é que elas já se acomodem e se auto-entretenham. A melhor opção são as convencionais mesas e cadeiras, mesmo. Mas como fazer isso em um casamento em casa?

Caso você tenha uma área externa, mesmo que pequena, opte por acomodar seus convidados lá. Pode ser uma varanda de casa, um quintal de cimento, gramado, não importa. Com a decoração certa, vai ficar um encanto!

Uma opção muito legal nesse caso é usar as mesas comunitárias. Você pode alugar mesas de madeira estilo de boteco, como na foto abaixo, e montar mesas comunitárias para 6 ou 8 pessoas, por exemplo. Acaba sendo uma opção modular, pois você monta de acordo com o espaço que você tem e pra quantas pessoas você quiser. E com a decoração certa, fica lindo demais! Não perde em nada pras mesas redondas, e ainda fica com o estilo mais adequado para casamento em casa.

Mesa de boteco - Opção modular para montar mesa comunitária para um casamento em casa

Mesa de boteco – Opção modular para montar mesa comunitária para um casamento em casa. Fonte: www.locmoveis.com

Olha essa foto dessa mesa comunitária. Apesar da mesa e das cadeiras serem mais chiques, a cadeira ainda mantém o estilo “cadeira de boteco”. E essa decoração rústica ficou muito legal!

Mesa comunitária: uma excelente opção para uma casamento em casa

Mesa comunitária: uma excelente opção para uma casamento em casa. Fonte: blogdamariafernanda.com

Caso você não tenha uma área externa, organize os móveis da sua sala de estar de forma a criar um lounge, com mesinhas de centro aonde as pessoas possam apoiar seus copos e você possa colocar alguns objetos decorativos.

Você pode alugar alguns móveis para compor o ambiente, tentando criar, se possível, dois ou três “grupos” de cadeiras/poltronas com mesinhas, para as pessoas poderem se dividir em pequenos grupos e não necessariamente terem que formar um enorme grupo de gente falando ao mesmo tempo.

Caso você tenha uma grana pra investir, contate uma empresa de aluguel de móveis para lounge de casamento, que com certeza eles vão ter os móveis certo e a ideia certa de como dispor esses móveis para atender o número de convidados que você tem.

Pra te ajudar a criar aquele clima de “galera, auto entretenham-se aí e não me esperem pra fazer sala”, já deixe uns petiscos servidos e uma música rolando! 🙂

 

No próximo post eu vou falar sobre como estruturar os outros ambientes, caso você opte por tê-los:

3. Ambiente para a cerimônia

4. Ambiente para servir a comida

5. Ambiente para pista de dança e entretenimento

6. Lounge

7. Ambiente para as crianças

E tem muito mais nos outros posts da série que virão: mais sobre estrutura, decoração, cardápio, etc!

 

Espero, de coração, que o blog esteja ajudando vocês a planejar o tão sonhado casamento em casa!

E se você fez ou conhece alguém que fez um casamento em casa, mande-nos o relato! Assim a gente ajuda a inspirar outras noivas! 😉

De quais mais informações você precisa? Escreva nos comentários ou me mande um e-mail!

Grande beijo!

<<< Voltar para a HOME

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!