cardapio para casamento simplesNão importa se o seu casamento vai ser no salão mais chique do Brasil ou no humilde quintal da sua casa: tem que ter comida! E comida da boa! Afinal, um bom cardápio é um dos principais pontos pra garantir o sucesso do seu casamento!

Mas atenção, lindhas: cardápio bom não é cardápio caro, e muito menos cardápio chique!  (Eu, pelo menos, troco fácil qualquer prato chiquérrimo por um bom churrasco ou uma feijoada! kkkk).

Então, minhas queridas, o cardápio que você vai servir no seu casamento tem que depender simplesmente de duas coisas: do seu estilo e do seu bolso. Sendo que o fator “bolso” vai ter que ter um pesinho extra na sua balança! 🙂

 

Não cometa o erro mais grotesco de todos

Por uma questão cultural brasileira, festa de casamento tem que ser chique. Mas nós estamos aqui pra mudar essa linha de pensamento, certo?!?!

Não, festa de casamento não tem que ser chique! Pode sim ser chique, mas não é uma regra!

Ela tem que ser emocionante, aconchegante, envolvente! O resto é resto!

E o mesmo vale pro cardápio! Tem que servir comidas chiques – daquelas que a gente lê o nome no menu e nem sabe o que é?cardapio para casamento barato

Claro que não!

Então, amigas.. se você e o bofe tão sem grana pra pagar um cardápio chique, não cometa o erro mais grotesco de todos: servir comida barata que tenta imitar comida chique!

Vale muito mais um churrasco ou comida caseira bem servida do que tentar servir comidas chiques com baixo custo. O desastre é certo: pra manter o preço baixo, ou a quantidade vai ser regulada (e a galera vai ficar com fome) ou a qualidade vai ser péssima (comida ruim!!)…

Se o orçamento estiver baixo, escolha para seu casamento um cardápio simples, gostoso e bem servido ao invés de tentar servir algo chique e regular na qualidade e – principalmente!!!! – na quantidade.

Já fui em casamentos assim… massa dura, fria e em quantidade regulada. Mas num prato chiquérrimo, com um nome bem pomposo. Teria sido muito melhor servir um dogão e não deixar ninguém passando fome. 😛

 

Então como eu sirvo um bom cardápio com um preço acessível?

Existem várias opções para ter um cardápio para casamento simples, barato e gostoso! Dá uma olhadinha:

 

Será que eu me arrisco a fazer em casa?

Sinceramente, eu não me arriscaria. Como eu já disse no post sobre como economizar no bolo de casamento, no dia do casamento você vai estar preocupada com um milhão de coisas, além de ter que se arrumar pra ficar mais linda do que já é!

Acredite, alguns imprevistos vão acontecer e você não vai ter cabeça pra arcar com tudo isso, se preocupar com a comida e ainda chegar linda, relaxada e sem sinais de loucura emocionalmente equilibrada na sua cerimônia!

Mas, se ao invés do “faça você mesma” você quiser optar pelo “faça sua avó mesma” ou “faça suas tias mesmas”, aí tá valendo. Mas, lembre-se:

  • Não sobrecarregue as pessoas que você quer que também estejam lindas e não-estressadas para curtir o momento com você!
  • Veja se a cozinha que você tem para preparar a comida é suficiente. Será que um fogão de quatro bocas dá conta do recado? Verifique também todos os acessórios que você vai precisar no dia para preparar e armazenar a comida (panelas, potes, utensílios).
  • Como não está contratando ninguém pra preparar a comida, você vai precisar providenciar os recipientes (rechauds e travessas, por ex) para servir a comida, além de pratos, copos, talheres, guardanapos de pano. Se você não tiver em casa – o que é bem provável -, alugue!
  • NEM PENSE em não contratar pelo menos um cidadão pra repôr a comida, ajudar os convidados com as bebidas, tirar a louça suja e trazer limpa, etc. Sério. Fora de cogitação essa pessoa não existir. Você não vai querer carregar louça suja com seu vestido de noiva, correto?

Sinceramente, meninas? Essa opção é válida (eu não disse ideal, eu disse válida) em cardápios para casamentos simples com 30 pessoas ou menos. A economia não compensa o estresse, vai por mim. Tem outras formas de economizar.

 

O bom e velho churrasco brasileiro

cardápio jantar casamento simplesVocê pode até torcer o nariz em pensar em um churrasco num casamento, mas me responda primeiro:

  • Que brasileiro não gosta de churrasco?
  • Alguma vez você foi num churrasco e não curtiu?

Esse clima informal, as pessoas circulando, indo de um lugar pra outro conversar e tomar uma cervejinha, uma música agradável tocando. Não adianta, churrasco é sempre bom!

Mas como eu faço pra dar um ar mais “casamento” do que “churrascão de domingo na laje”?

  • A decoração, óbvio. Só isso já vai deixar claro que é um casamento e não um churrascão
  • Não use nada descartável. Alugue pratos, copos e talheres, arrume as mesas bem bonitinhas para que todos possam sentar e comer.
  • Faça uma mesa de entradas, saladas, acompanhamentos e frutas. Uma mesa assim já é tão linda que decora o espaço e dá um ar mais requintado.
  • Se a grana permitir – e se você for servir bebidas alcoólicas -, alugue barris de chopp artesanais ao invés de servir latinhas. É uma ótima opção pra ficar mais diferente e saboroso pra quem aprecia.
  • Tente deixar a área de churrasco longe da área dos convidados pra fumaça e cheiro não incomodarem.
  • Faça opções variadas, como espetinhos de vegetais, por exemplo. É mais refinado e agrada quem é vegetariano/vegano ou curte um estilo de vida mais saudável.

Nesse caso, você precisa contratar churrasqueiros e garçons.

A grande vantagem, economicamente falando, de se fazer um churrasco, é que as empresas especializadas nisso não são empresas próprias para casamento, então costumam ter um preço mais camarada.

Você pode fechar um orçamento com uma empresa dessas e já incluir tudo no pacote: a churrasqueira (se o seu espaço não tiver uma), a carne, alguns acompanhamentos, os churrasqueiros, os garçons, toda a louça e talheres. É ótimo porque você não tem trabalho nenhum, eles fazem tudo. E é garantia que todo mundo ficará satisfeito e feliz.

 

Calma que tem mais…

Leia aqui a Parte II desse post!

Leia também sobre como economizar com o bolo, com o vestido de noiva, com a lista de convidados e como recuperar parte da grana que você gastou!

Visite a sessão “Economize“!!

 

<<< Voltar para a página principal

Imagem: Página do Raio Gourmetizador do Facebook

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!