Olá casais apaixonados sem grana pra casar!

Seguindo a minha série de posts sobre cardápios de casamento mais econômicos, vim trazer hoje mais uma opção!

buffet sopasEssa ideia surgiu de um casamento muito lindo que eu fui de um casal de amigos da faculdade. Eles tinham mais de 300 convidados e acharam uma opção que ficou super aconchegante, saborosa, requintada e bem servida: buffet de sopas e caldos!

Se você vai casar entre abril e agosto (outono e inverno), é definitivamente uma opção a ser considerada!

Então vamos aos detalhes?

O que servir de entrada?

Como caldos e sopas serão o prato principal, é válido servir algo mais “sólido” ou crocante como entrada. Alguns canapés, torradinhas com patês, tortas salgadas, quiches ou até mesmo os bons e velhos salgadinhos são boas opções!

Como servir?

A maneira mais econômica e prática é montar uma mesa com rechauds que mantenham as sopas e caldos aquecidos. A louça e os talheres podem ficar ao lado, para que a própria pessoa pegue uma tigelinha e se sirva.

As sopas e caldos não precisam ficar à disposição de todos desde o início da recepção. Assim como

Lembre-se de ter alguém para repor a comida sempre. Claro que, se você contratou um buffet, ele irá providenciar essa mão de obra para você.

buffet de sopas casamentoSopas e Caldos combinam com o meu casamento?

Essa opção é bem versátil. Dá pra servi-la desde em casamentos simples até em casamentos mais requintados. Para deixa-la mais requintada, caso você queira investir uma graninha a mais, sirva vinhos e vários acompanhamentos para que os convidados possam incrementar seus pratos, como vários tipos de queijos e vários tipos de pães, como ciabatta e bruschetta.

Sopas e caldos combinam com casamentos no final da tarde ou à noite. Isso não quer dizer que não pode ser servido como almoço. Mas nesse caso, tenha certeza de que vai estar uma época mais friozinha do ano. Ahh, e capriche nas entradas e acompanhamentos, já que o almoço costuma ser a principal refeição dos brasileiros e é a hora que a gente realmente precisa de uma sustância! rsrs

A época do ano também é importante: esse cardápio não dá pra ser servido em pleno verão, né! Deve ser no outono ou no inverno. Mas leve em consideração que em certos locais do país, o sol está rachando em pleno junho! 🙂

Quem faz a comida?

O ideal é contratar um buffet que já irá providenciar tudo para você: desde entradas, louças, talheres, rechauds, garçons para ajudar com as bebidas e com a reposição dos pratos principais.

O legal dessa opção é que você consegue sair um pouco desse mundo de fornecedores de casamento que aumentam em 300x o valor do serviço só porque contém a palavra “casamento” no meio.

Preste atenção: não estou dizendo que todos os fornecedores fazem isso. Aliás, não estou nem dizendo que mais da metade faz isso. Mas tem quem faça sim e, tratando-se de um casamento de noivos econômicos, procurar fornecedores que praticam preços justos é mais do que uma prioridade, é uma necessidade!

sopa casamentoMas meu casamento vai ter poucos convidados e eu REALMENTE quero economizar

A vantagem dessa opção é que a maioria dos itens que você precisa podem ser comprados
prontos ou encomendados. Sendo assim, se seu casamento for pequeno, você pode tentar providenciar tudo e contratar alguém somente para montar a mesa, servir os convidados e repor a comida conforme a necessidade durante a recepção.

(Pausa para uma observação importante: POR FAVOR, contrate alguém para isso! Por mais que sua mãe ou sua tia tenham se oferecido pra ajudar, você não vai querer tirar toda a diversão e emoção delas. Definitivamente não é o momento delas estarem preocupadas, e sim, aproveitando ao máximo esse momento com você!)

Então, se a economia máximo for o seu caso, faça o seguinte:

  • Encomende salgadinhos para servir de entrada.
  • Compre no supermercado coisas simples e práticas para servir de entrada, como frios, torradinhas e patês, e outros petiscos, além de alguns acompanhamentos para as sopas e caldos, como queijo, azeite, croutons e pimenta. Repare que praticamente tudo é comprado pronto e fácil de ser servido.
  • Encomende caldos e sopas (ou, se estiver super animada, cozinhe com a ajuda de alguém um dia antes…. cuidado com essa opção!). Geralmente casas de massas caseiras/artesanais também vendem sopas e caldos. Procure um lugar legal na sua cidade e encomende.
  • Não se esqueça de encomendar ou fazer também os doces e bolos, além de comprar as bebidas.
  • Alugue rechauds para servir e manter tudo quentinho, além das louças, talheres e todos os utensílios para os convidados se servirem. Considere também alugar pratos e bandejas para servir as entradas, doces e bolos (quem sabe um super combo não sai por um preço legal?)
  • Contrate alguém parar montar tudo no dia, servir as bebidas e repor a comida.
  • Pegue o orçamento de tudo isso separadamente (entradas + supermercado + serviços + aluguel + doces + bolo) e compare com o valor de contratar um buffet que já tem experiência no assunto e já providenciará tudo para você. Você pode se surpreender!

E aí, curtiram essa opção? Então deixe seu comentário abaixo. 🙂

The following two tabs change content below.

Julita

Engenheira química, mãe e esposa dedicada, apaixonada por casamentos! Quer ajudar as noivas econômicas a realizarem seus sonhos sem sacrifícios, com muita criatividade e, de quebra, ainda se divertindo!